terça-feira, setembro 26


Hoje eu vou publicar um artigo escrito pelo meu irmão Guilherme, advogado que mora no Rio.

ISTO É DEMOCRACIA

Guilherme Paccola

Realmente quando ouço “vou anular meu voto”, “não vou votar” e “votarei em branco” não é de todo mal. Isto faz parte do processo político democrático brasileiro.

Os fluminenses que, segundo as pesquisas, estão declarando maior intenção de votos ao governo para um candidato do PMDB, partido que teve como destaques Anthony Garotinho e sua amada Rosinha Mateus, Orestes Quércia, Luiz Antonio Fleury Filho, entre outros, também têm como favorita ao Senado, representando o Estado do Rio de Janeiro, Jandira Feghali, do PC do B, partido este que defende a doutrina stalinista.

Li hoje (26/9), não me lembro se na FOLHA ou no ESTADÃO, que os deputados favoritos dos paulistas estão sendo Paulo Maluf e, em segundo, Clodovil, sendo que para a Presidência da República os paulistas estão confiantes no candidato do PSDB.

Li também hoje em O GLOBO que o candidato ao Senado pelo Estado de Alagoas, favorito, é nada mais, nada menos, que Fernando Collor de Mello, conhecido dos eleitores. Ele é aquele que confiscou todo o dinheiro dos brasileiros e também levou os louros do primeiro presidente a ser cassado, em decorrência de esquemas de corrupção.

Mesmo assim, como Paulo Maluf que chegou a ficar preso, com provas de desvios de dinheiro público para contas particulares em paraísos fiscais, essas pessoas voltarão ao cenário político através do voto popular e direto.

As reclamações e desilusões que virão não surtirão efeito algum, muito menos serão dignas, se assim os eleitores continuarem a votar.

Percebe-se, claramente, a incoerência e incongruência dos eleitores, o que é conseqüência do total desconhecimento político, pois os candidatos favoritos apontados nas pesquisas são totalmente opostos em seus princípios.

Conclui-se que os eleitos, necessariamente, continuarão a fazer coligações, trocas de cargos, pois pelo total desconhecimento político dos eleitores, se assim não for, a governabilidade é inviável.

Uma pena, mas a legislação eleitoral brasileira assim permite; tudo em nome da democracia. Só rindo mesmo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Carina! Que bom descobrir seu blog! Voltarei sempre!

Beijos
Claudia

carina paccola disse...

Guilherme,
eu concordo com você com relação à incoerência dos eleitores. Mas ainda defendo que o voto direto continue sendo direito de todos - e não dever.
Beijos

Anônimo disse...

Carina, em momento algum meu texto faz referências contrárias ao voto direto. Apenas quis enfatizar que o conhecimento político dos eleitores não deve ser aviltado, pelo contrário, deve ser enfatizado. Bjs. Guilherme, seu irmão preferido... risos

Anônimo disse...

nossa!!
outro tio q escreve!!
beijo
sha

Anônimo disse...

Oi, Carina... como passou depois daquela noite underground?rsss... Vim visitar sua "casa", tem alicerces consistentes, e vou linkar seu blog ao Sensível Desafio... Um beijo, dê notícias.

Cristiana Soares disse...

Pô, Carina, onde vc escondeu esse seu irmão o tempo todo?

carina paccola disse...

cris, uma vez vc reclamou da forma como meu irmão atendeu ao telefone, na minha casa, aqui em londrina, e então resolvi não te apresentar (hahaha). ele é ótimo. vive dizendo que eu quero ser ele, quando eu acho que é o contrário. mas ainda está em tempo. posso te apresentar. ele mora hoje no rio, mas sempre está em são paulo.
beijos

Anônimo disse...

DEMOCRACIA NO BRASIL SE RESUME NA SUGUINTE NA FRASE DE ARISTÓTELES:

"DEMOCRACIA É A VONTADE DOS POBRES, POIS ELES CONSTITUEM A MAIORIA".

É CLARO QUE POLÍTICOS ASSISTENCIALISTAS HÃO DE SER ELEITOS NOVAMENTE, NÃO HAVERÃO MUDANÇAS, RENOVAÇÕES E VIDA NOVA NA POLÍTICA BRASILEIRA. MAS ANTES DE CRITICAR OS POLITICOS LADRÕES QUE SE VESTEM EM PELE DE CORDEIRO COM SEUS ASSISTENCIALISMOS, TEMOS QUE VER A CALAMIDADE SOCIAL NA QUAL OS "POBRES QUE CONSTIUEM A MAIORIA" ESTÃO VIVENDO E TENTAR REFLETIR SE TAL ASSISTENCINCIALISMO NÃO LHES É ESSENCIAL PARA SUPRIR O MÍNIMO DE SUAS NECESSIDADES,ONDE OS MESMOS JÁ CRIARAM A ILUSÃO DE ESTAR VIVENDO MELHOR E ATÉ IMAGINAM VIVER COM UM STATUS SOCIAL MAIS ELEVADO. É NOTÓRIO QUE HAJA UMA REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASL, MAS ISTO TEM QUE PARTIR DE BAIXO,ISTO É,É PRECISO ENSINAR A PESCAR E NÃO DAR O PEIXE. SE ENSINASSEM TEORIA POLÍTICA DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL PARA QUE HAJA O MÍNIMO DISCERNIMENTO DO QUE É UMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA A LONGO PRAZO NOSSO PAÍS ESTARÁ MUDADO E NÃO SERIA MAIS PRECISO UM PARTIDO DE ESQUERDA PARA FISCALIZAR O GEVERNO,POIS "OS POBRES QUE CONSTIUEM A MAIORIA" NÃO IRIAM MAIS SER UM INSTRUMENTO DA VONTADE DOS POLÍTICOS ASSISTENCIALISTAS, E SIM OS POLÍTICOS IRIAM SER O VERDADEIRO INSTRUMENTO DEMOCRÁTICO DO POVO.