sábado, novembro 20

Esta sou eu...

Mulher chefe de família é a que trabalha mais, em casa e no emprego, diz Ipea

Elas têm mais anos de estudo, se dividem entre o trabalho e os cuidados com a casa, ganham menos e trabalham mais. Este é o retrato das mulheres chefes de família traçado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), por meio do cruzamento de dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) 2009, divulgados este ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o estudo, de 2001 a 2009 a proporção de famílias chefiadas por mulheres no Brasil subiu de aproximadamente 27% para 35% do total. São 21.933.180 o número de famílias que identificaram como principal responsável uma mulher no ano de 2009.

Este é o início de matéria publicada no UOL dia 11 de novembro da jornalista Rosanne D'Agostino.

Quando eu era criança via a minha mãe dona de casa, tendo que cozinhar para marido e sete filhos, e pensava que eu não queria esse destino. Por isso, eu sabia que iria trabalhar fora e não seria dona de casa... Trinta anos depois, eu trabalho fora e sou dona de casa!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Antes, as mulheres/mães eram as primeiras educadoras/civilizadoras dos filhos por passarem mais tempo com eles em casa do que os homens/pais. Depois que se emanciparam e começaram a trabalhar fora, as crianças passaram a crescer com menos atenção, daí a tão falada ``ausência de limites´´ dos pequenos. O resultado é o que ocorreu semana passada em São Paulo: quatro adolescentes de classe média agredindo gratuitamente qualquer jovem (supostamente homossexual) que encontravam pela frente num arrastão selvagem pela Avenida Paulista.

carina paccola disse...

Mas acho que a falta de limites não pode ser atribuída apenas às mães. Ora, se uma mulher quer trabalhar fora ou precisa trabalhar fora o pai e a mãe podem decidir juntos como fazer com os filhos enquanto os dois trabalham. É muito cômodo para os homens atribuírem essa responsabilidade apenas às mulheres. Quem disse que os cuidados da casa e dos filhos são apenas delas?

Anônimo disse...

Se considerarmos que as mulheres também são seres humanos, você está totalmente certa.

carina paccola disse...

É, de fato, eu considero que as mulheres também são seres humanos.

Anônimo disse...

hahahahahahahah
eu tb concordo que somos seres humanos.
ou "pessoas humanas"...rs....
bjo
sha.