quarta-feira, maio 2

Os bebês e as cólicas

Acabo de ler no jornal que a Anvisa cancelou o registro da funchicória, um fitoterápico recomendado para cólicas de bebês. Quem é mãe já ouviu falar desse remédio em pó, que existe há 72 anos. O motivo do cancelamento do registro é que nunca foi comprovada cientificamente sua eficácia. Nem lembro quem foi que me recomendou funchicória para o meu filho. Perguntei ao pediatra. Ele disse que eu podia usar, mas que de fato não ia resolver o problema. É engraçado como as mães, mesmo sem nenhuma garantia de sucesso, optam pelo remedinho. Vai que resolve...
Comprei o pozinho. Molhava a chupeta, enchia de pó e dava pro bebê. Na verdade, era a única maneira que ele aceitava a chupeta. As cólicas duraram os previsíveis três meses. A matéria diz que o remédio serve mais para acalmar os pais do que aliviar as cólicas. Para mim, esse motivo já demonstra a eficácia do remédio. Fico surpresa ao descobrir, no jornal, que o preparado contém um adoçante artifical, a sacarina. Acho que por isso os bebês gostam.
Dizem que o período em que o ser humano mais cresce é em seu primeiro ano de vida. Pode ser que esses doze meses concentrem também o maior número de desafios para as mães. O teste do pezinho, as vacinas, o sono, nossa, é muita coisa pra lidar.
Para vencer as cólicas, tentamos de tudo. Ao ouvir que chocolate provocava cólica, parava de comer chocolate. Não resolvia. E assim fui cortando vários itens da alimentação. Sem sucesso. Talvez as cólicas nos bebês existam para sinalizar às mães que elas não resolvem nem controlam a vida dos filhos...

Um comentário:

Paulo Briguet disse...

Funchicória... até isso o Estado quer controlar!