quinta-feira, novembro 4

Minha vó Maria

Agora que me dei conta de que minha avó Maria, mãe da minha mãe, teria feito 100 anos em 2010. Faz 12 que ela se foi. Tinha 88 anos. E os olhos azuis.

Desta avó, só tenho boas lembranças. Quando meu avô ainda era vivo, eles moravam num sítio, em São Manoel, interior de São Paulo. Nós íamos lá com freqüência. Quando meu avô morreu, eu tinha seis anos, mas me lembro muito bem do sítio.

Eu e a Luciana ficávamos lá sozinhas com os dois. Criança não tem muita noção do tempo, mas para mim eram muitos dias. De manhã meu avô tirava o leite da vaca que nós bebíamos nuns copos grandes de plástico. Ela criava galinhas. E nós íamos com meu avô de carroça até uma venda onde ele nos comprava doces. Uma vez, perguntei a minha avó se ela estava grávida. Ela riu e disse que sim, que estava grávida. Esse meu tio nunca nasceu!

Nos meus aniversários, ela sempre me presenteava com um vidro de doce de leite feito por ela. Daqueles de comer de colher. Era muito bom, tanto que nunca esqueci. E uma vez ela fez umas roupinhas de crochê que transformavam em bonequinhos os potes de yakult.

Depois que nasceu meu filho, ela sempre me perguntava: – Cadê os outros cinco? É porque eu dizia que queria ter seis filhos. Ela sabia que eles nunca viriam. Depois que minha avó se foi, minha mãe sempre falava que estava com saudades da mãe dela. E agora eu tenho saudades das duas.

6 comentários:

Marília Côrtes disse...

que mimo lindo.do jeito que sou mole, meus olhos lacrimejaram. lembrei de meus avós... e senti a minha e a tua saudade. bjos.

Anônimo disse...

entao...mas a vó maria era de 1911...
100 anos só no ano q vem...rs
bjo
sha

Anônimo disse...

ela morreu em 99 com 88 anos...faz 11 anos...
bjo de novo.
sha

carina paccola disse...

É mesmo? Nossa, eu não dou uma dentro... E a vó Délia era de quando? E o vô Luiz era de 1908, né? Ele morreu com 88. E a vó Délia tinha qtos qdo morreu?

Anônimo disse...

a vó délia era de 1911 tb... é fácil guardar, as duas vó do mesmo ano. morreu com 84, ia fazer 85 em dezembro mas morreu em julho (de 1996).
o vô luiz era de 1908 sim. e o vô antonio de 1909. fácil tb...
ó-quei??
rs
bjo

Maria Luiza Cerveira disse...

É, avó é mesmo mãe com açúcar...como tenho muitas saudades das minhas...beijocas da ISA