sexta-feira, junho 8

Dois olhares sobre o nordeste (e sobre a vida)

Na última semana, vi dois filmes nacionais que têm como cenário o nordeste brasileiro: Árido Movie e O Céu de Suely (foto ao lado).

Com direção de Lírio Ferreira e com bons atores (Selton Mello, Matheus Nachtergaele, José Dumont, Giulia Gam, Guilherme Weber), Árido Movie se passa no sertão pernambucano. Detestei o filme. A história é mal amarrada. Um jornalista de São Paulo volta à terra natal para o enterro de seu pai que fora assassinado. A família paterna quer que ele vingue a morte do pai. Essa idéia lhe parece absurda.

O filme retrata a justiça feita pelas próprias mãos em lugares onde falta tudo; a escassez da água; o polígono da maconha. Um encontro com o místico, através do consumo de ervas indígenas. A mistura me deu enjôo. Pode ser que o meu conhecimento sobre cinema seja limitado, mas o filme não me tocou. Nem de leve. E o som estava horrível. A fotografia é muito bonita. Mesmo assim, não vale o investimento. Ainda bem que era dia de meia-entrada, mas perdi meu tempo. Eu não recomendo.

Em contrapartida, O Céu de Suely é um oásis. O filme, de Karim Aïnouz, conta a história de uma jovem cearense que volta para a casa da avó numa cidadezinha à beira de uma rodovia e marcada pela miséria. Com um filho pequeno nos braços, ela vem de São Paulo e aguarda a chegada do jovem marido para tocarem a vida lá naquela lonjura. Ele não aparece e ela decide fugir mais uma vez do sertão. Para comprar a passagem de volta, começa a fazer bicos. Até que tem uma idéia original: fazer uma rifa de si própria.

O filme emociona. Existe uma delicadeza na narrativa que toca a alma. As imagens também são lindas. Depois que acaba o filme, ao ler os créditos, você descobre que os nomes dos personagens são os nomes “de verdade” dos atores. Em DVD, os atores contam como foi essa experiência. Eu não conhecia a atriz Hermila Guedes, que faz o papel principal. Ela é linda e faz uma bela interpretação. Esse eu recomendo.

2 comentários:

Cristiana Soares disse...

Fiquei com vontade de ver "O céu de Suely"! Assim que sair o DVD, pois não sei se ainda está passando aqui em Sampa...

carina paccola disse...

Veja, que é lindo!